Feedback: Melhore o desempenho do seu time!

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Feedback em home office, gera resultados positivos.

Feedback: Melhore o desempenho do seu time!

Você sabe qual a importância do Feedback? Você sabia que esta prática potencializa a Performance do time?

Não???

Pois bem, o feedback pode sim direcionar seu time em prol de um bom desenvolvimento da organização.

Porém não é tão fácil e simples como imaginamos, é preciso entender o contexto da empresa, se preparar, acompanhar de perto o desenvolvimento dos colaboradores e depois de tudo isso avaliar qual o melhor feedback para se aplicar no time.

Mas afinal o que é um Feedback?

É simplesmente um retorno que o gestor dá ao colaborador referente as atividades que ele executa no seu dia a dia. Isto é um direcionamento para que ele continue realizando seu trabalho da maneira que já executa ou se ele muda de estratégia.

O feedback é uma resposta que o gestor deve oferecer ao colaborador, para mostrar se a maneira como ele trabalha é compatível ao que a empresa espera.

E como aplicar o Feedback?

Comece abordando os pontos fortes do colaborador ou da equipe. Utilize a avaliação de desempenho para embasar o seu discurso, ou outras ferramentas de KPIs da empresa.

Mostre como o colaborador faz a diferença nos resultados organizacionais. Não poupe os elogios, mas seja sempre sincero e baseie a sua fala em dados concretos

Para que o feedback não seja apenas elogios, mas sim de direcionamentos, pense nas palavras que vai dizer *para manter sempre um tom amigável. Isso cria uma empatia e o colaborador verá que você realmente se preocupa e presta atenção no trabalho que ele executa.

Dê exemplos das conquistas dele, revele como o comprometimento que ele teve com os prazos de um certo projeto foram fundamentais para que tudo fosse entregue no prazo, sem transtornos ou cobranças indevidas.

Sugira melhorias e eleve o potencial do profissional na empresa, proponha que ele crie métricas de desempenho para alcançar seus objetivos dentro da empresa. 

E qual a importância do Feedback?

Ele melhora a comunicação entre gestor e colaborador, pois quando se tem a prática de dar um retorno aos seus colaboradores, o gestor cria uma relação de confiança, e os subordinados passam a ter uma maior abertura para o diálogo.

E quando os colaboradores sabem o que estão fazendo corretamente e o que precisa ser melhorado, a produtividade aumenta pois eles potencializam os pontos fortes e corrigem os fracos.


Portanto, ao fazer a gestão de Recursos Humanos deve se atentar a essa ferramenta, pois a sua utilização é capaz de aumentar a produtividade da sua equipe, visto que todos estarão alinhados com os objetivos da organização e, consequentemente, se sentirão mais motivados, já que terão ciência de que aquilo que realiza é o que realmente se espera.