GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO MELHORÁ-LA EM SUA EMPRESA?

GESTÃO POR COMPETÊNCIAS: COMO MELHORÁ-LA EM SUA EMPRESA?

Quando definimos uma posição a ser ocupada dentro da empresa é necessário saber quais são as competências que ela exige. Somente assim é possível encontrar o talento ideal que vise a lucratividade e crescimento do negócio. Caso contrário, a organização apenas perde tempo e dinheiro investindo em uma pessoa que não quer ou não está apta para exercer a função.


Porém, se você não sabe como melhorar a gestão de competências em sua empresa, não se preocupe! Com este post, abordaremos o conceito e práticas para ajudar a desenvolvê-la dentro de sua organização. Confira lendo o post completo!


Entenda o que é gestão por competências

O primeiro passo para desenvolver um planejamento de gestão por competência é entender o seu significado. Podemos definir competência por meio de três palavras:


conhecimento;

habilidade;

atitude.

Esses três conceitos - abreviados pelo ideograma CHA - são intrínsecos em uma pessoa, ou seja, são a capacidade de comportamento que ela apresenta. Então, para que um gestor saiba se um profissional é o talento ideal que ele procura, é preciso:


observar;

analisar o seu desempenho;

estudar suas atitudes;

verificar como ele lida com os problemas, dificuldades e pressões diárias;

detectar os seus pontos fortes e fracos.

Conheça os benefícios de adotar a gestão por competências

Aplicar a gestão por competências é um dos passos mais importantes do planejamento empresarial. Ela proporciona o desenvolvimento de habilidades dos funcionários e redução de tempo na hora de contratar o talento que tenha as capacidades necessárias para o cargo em destaque.


O mais importante é que ela não se trata de uma ferramenta isolada, ou seja, não trabalha especificamente para encontrar o profissional ideal para um determinado cargo. É claro que isso é muito importante, mas, mais do que isso, espelha-se em um universo muito maior, porque:


diminui o turnover;

reduz o absenteísmo;

melhora a percepção dos funcionários no espaço organizacional;

promove um ambiente saudável e produtivo;

amplia a produtividade;

aumenta a satisfação dos colaboradores;

promove atividades que desenvolvam as suas capacidades;

orienta os profissionais para as necessidades de cada cargo;

maximiza os resultados.

Tenha um bom processo de treinamento para os funcionários

Digamos que você está atento a um profissional que parece ser o ideal para o cargo. Ou, tem vários funcionários que podem exercer bem a função, mas está com dúvidas. Em um terceiro caso, existe uma pessoa que você nem cogitou a possibilidade de entrar no cargo, mas pode te surpreender.


Para tomar a atitude acertada que visa os objetivos da organização, é necessário analisar os três casos acima, não descartando nenhuma possibilidade. Por isso, o planejamento de treinamentos é essencial dentro da empresa. Somente por meio dele será possível verificar o desempenho de todos os seus funcionários.


Sem contar que, todo e qualquer investimento que objetiva o aperfeiçoamento de suas habilidades no trabalho, criam um clima organizacional melhor para se trabalhar, pois os funcionários percebem que a empresa está preocupada com o seu desenvolvimento profissional e bem-estar.



Fonte: www.portalsinergyrh.com.br
Saiba mais em: http://www.ibe.edu.br

Comentários

Seja o primeiro a comentar este post.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para deixar um comentário. Ir para Login

Copyright © 2018 Portal SinergyRH. Todos os direitos reservados.