PASSO A PASSO: SAIBA COMO REDUZIR O TURNOVER NAS EMPRESAS

PASSO A PASSO: SAIBA COMO REDUZIR O TURNOVER NAS EMPRESAS

Uma grande movimentação de pessoal prejudica a imagem da organização e a manutenção de sua cultura. Além disso, pode ser um sinal de insatisfação por parte dos funcionários.

Quando a rotatividade é alta, os trabalhadores se sentem inseguros e desmotivados, e a organização acaba tendo que investir mais em recrutamento e seleção.

É importante ressaltar que a retenção de profissionais de alta performance amplia os resultados e faz com que a empresa se torne mais competitiva. Por isso, separamos para você 6 dicas de como reduzir o turnover na sua corporação. Siga a leitura deste artigo e confira.


Aplicar feedback constante

A falta de feedback pode gerar grande desânimo ao colaborador. Afinal, sem uma opinião do gestor, ele dificilmente saberá se seu trabalho está bom, se precisa melhorar em algo, ou se algum talento especial foi notado. O momento também é importante para que o próprio profissional possa opinar sobre a forma como está atuando.


Ao aplicar o feedback constante, o gestor mostra ao profissional que ele está sendo notado e valorizado. Mas vale ressaltar que essa prática deve ser executada com sabedoria, sobretudo quando for necessário expor algo negativo.


Cabe ao líder direcionar esse momento para que ele seja focado em soluções e melhorias, e não nos problemas. É primordial mencionar ao funcionário que um eventual erro não define seu perfil.


Promover treinamentos

Outra forma de reduzir o turnover nas empresas é fornecer treinamentos constantes. E essa também é mais uma maneira de fazer o colaborador se sentir valorizado.


Ao oferecer capacitações, é possível lapidar o trabalho dos funcionários, para que os erros sejam minimizados e para que eles consigam mostrar suas habilidades em outras áreas.


Faça uma avaliação de desempenho e veja quais são os pontos fortes e fracos de cada pessoa, individualmente, e da sua equipe. Feito isso, selecione os treinamentos capazes de ressaltar ainda mais as qualidades e melhorar as dificuldades.


Com isso, você desenvolve uma equipe de alta performance e trabalha em prol de resultados cada vez melhores.


Fornecer remuneração e benefícios estratégicos

Outra forma de reduzir o turnover nas empresas é oferecer remunerações e benefícios estratégicos. Através de pesquisas é possível verificar qual é o valor do salário que é pago aos profissionais que ocupam o mesmo cargo. Fornecer uma remuneração abaixo da média de mercado gera muita insatisfação e conflitos.


Para que isso não aconteça, é interessante investir em uma remuneração igual ou maior que o padrão. Mas estabeleça critérios. Por exemplo, proponha desafios mensais para um indivíduo ou equipe e, à medida que cumprirem as metas, ofereça bonificações.


Vale lembrar que esses desafios não precisam ser fáceis, mas sim possíveis de serem cumpridos. Caso contrário, eles vão gerar desânimo e um sentimento de impotência.


Além disso, é relevante oferecer benefícios esporádicos de acordo com o interesse dos funcionários. Por exemplo, se você tem um time que gosta de viajar, disponibilize uma viagem como prêmio pelo bom desempenho.


Pequenos brindes em datas comemorativas também são bem estimulantes e mostram que a empresa nota a importância que aquele indivíduo tem em cada conquista.


Criar um ritmo de trabalho que atenda às necessidades do colaborador

Conhecer os integrantes da equipe é fundamental para conseguir direcionar o trabalho no dia a dia. Muitas vezes, uma empresa perde um excelente profissional porque não foi capaz de compreender as necessidades dele. Para que isso não aconteça, busque conhecer a rotina dos colaboradores fora do ambiente corporativo. Descubra seus gostos, seus divertimentos, suas áreas de interesse e sua família.


Crie um ritmo de trabalho que atenda às necessidades do funcionário. É difícil se adequar a todos, porém, fazer pequenas alterações que consigam atender o máximo de pessoas é muito importante.


Por exemplo, se você notar que a maioria dos integrantes de sua equipe está fazendo um curso em determinado horário, adeque o período de expediente para que não coincida com o do curso.


Oferecer um plano de carreira

Nos últimos anos, notou-se que as pessoas não se sentem mais felizes em permanecer na mesma função durante anos. Elas estão mais dinâmicas; precisam sentir que estão sendo valorizadas e que estão evoluindo constantemente na carreira. Sendo assim, é fundamental que a empresa apresente de forma clara, justa e objetiva um plano de carreira.


O profissional precisa saber:


em que momento de sua carreira ele está;

onde pode chegar;

em quanto tempo pode alcançar seu objetivo;

o que é necessário fazer para atingir sua meta.

Essas questões devem ser bem explicadas pela corporação. Além disso, é necessário oferecer condições para que o funcionário de fato alcance essas etapas - de maneira ética e sem preferências ou privilégios.


Ter empatia

Demonstrar empatia é um dos passos mais importante para reduzir o turnover na empresa. Pode parecer difícil e essa é uma habilidade rara de ser encontrada, pois é a capacidade psicológica de se colocar no lugar do outro e compreender suas necessidades.


E sem empatia, fica praticamente inviável colocar os tópicos anteriores em prática. Por isso, é fundamental que os gestores tenham empatia com sua equipe.


Descubra quais são os objetivos de seus funcionários e o que eles precisam. Diga abertamente o que a corporação necessita e crie um laço de parceria entre empregador e empregado, de forma a fazer com que ambos trabalhem em prol dos mesmos propósitos. Dessa forma, todos serão beneficiados.


Como vimos, para reduzir o turnover na empresa é necessário mostrar ao colaborador que ele é valorizado. Também é fundamental que os gestores encontrem maneiras de garantir que o profissional dê sempre o seu melhor para a organização. E, o mais importante, que ele seja reconhecido e beneficiado por isso.


Ao tomar essas ações, a corporação consegue conquistar e desenvolver profissionais de alta performance, que vão atuar da melhor forma possível para garantir resultados cada vez mais expressivos.


Fonte: http://www.ibe.edu.br
Saiba mais em: www.portalsinergyrh.com.br

Comentários

Seja o primeiro a comentar este post.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para deixar um comentário. Ir para Login

Copyright © 2018 Portal SinergyRH. Todos os direitos reservados.