7 ESTRATÉGIAS PARA ADOTAR HOJE E MELHORAR A PERFORMANCE NO TRABALHO

7 ESTRATÉGIAS PARA ADOTAR HOJE E MELHORAR A PERFORMANCE NO TRABALHO

É importante adquirir bons hábitos e criar uma rotina organizada e eficiente para que tudo entre nos eixos. Assim, você verá o seu ritmo de produtividade aumentando enquanto o seu tempo vai sendo gerenciado de forma eficaz.


No post de hoje, daremos 7 dicas de como melhorar o desempenho na vida profissional. Acompanhe.


1. Invista em você

Você é a sua melhor ferramenta de trabalho, portanto, invista continuamente em seu crescimento pessoal e profissional - independentemente de quantos anos de carreira tiver.


Faça cursos voltados para o aperfeiçoamento profissional. Uma boa opção é o Master of Business Administration, conhecido como MBA. Ele é voltado para pessoas que atuam na área gerencial ou administrativa, gostam de estudar assuntos ligados a profissão e pretendem assumir altos cargos dentro da companhia.


É importante ressaltar que todas as formas de adquirir conhecimento são válidas. Então, se você estiver sem tempo hábil para cursos mais longos, não deixe de participar de palestras e workshops que possam contribuir para a melhora do networking e o aumento da produtividade. Livros sobre carreira também são uma ótima opção.


Além disso, não deixe de lado o seu desenvolvimento pessoal. Ele é tão importante quanto o profissional e serve para ajudar o gestor a ter mais autoconhecimento e autocrítica, aprendendo a avaliar melhor as qualidades em que deve investir e os defeitos que precisa melhorar.


Um bom exemplo de investimento pessoal é o coaching. Ele é formado por um conjunto de diversas ferramentas que auxiliam as pessoas a alcançarem seus objetivos, levando em consideração uma série de fatores que serão úteis em tal processo.


2. Aprenda a gerenciar o seu tempo

Você deve entender que um bom gerenciamento do tempo não significa apenas a quantidade de tarefas desempenhadas rapidamente, mas sim a qualidade e excelência com as quais elas são realizadas.


Atualmente, enfrentamos o desafio de receber diversos tipos de estímulos em nossa rotina. Pesquisas indicam que os brasileiros são os campeões no tempo gasto nas redes sociais - cerca de 650 horas por mês. Além disso, gastam até 3 horas por dia da jornada de trabalho navegando em sites que não têm nenhuma ligação com a vida profissional.


Ou seja, administrar o tempo de maneira eficaz tem sido cada vez mais difícil. No entanto, se algumas dicas básicas forem seguidas, você conseguirá ser cada vez mais produtivo no seu dia a dia. Para ajudá-lo nesta tarefa, elencamos abaixo algumas sugestões:


liste suas tarefas;

planeje seu dia;

não deixe as redes sociais dominarem as suas tarefas;

crie uma rotina.

3. Organize as suas metas

Uma ótima forma para melhorar a sua performance no trabalho é elencar metas a curto, médio e longo prazo. Sempre que alcançar uma delas, por menor que seja, comemore sozinho ou com a equipe.


É importante se manter motivado, e saber que o seu trabalho está atingindo resultados palpáveis faz com que você queira melhorar continuamente.


Portanto, faça uma lista dos seus objetivos, defina o prazo e o grau de importância de cada um deles e estipule o que é necessário para alcançá-los. Além disso, deixe claro o que depende estritamente de você e o que pode ser delegado a outras pessoas. Ao final, trace o seu plano de ação para a conquista de suas realizações.


Não se importe em ter que alterar alguns planos durante a sua caminhada, isso é completamente normal no mundo dinâmico em que vivemos atualmente. O importante é que você saiba o que deseja alcançar como resultado do seu trabalho.


4. Tenha momentos de lazer

Um erro muito comum dos profissionais é achar que para ser produtivo é necessário viver para o trabalho. Quem deixa a sua vida pessoal de lado acaba ficando estressado, tendo problemas com amigos e familiares e desenvolvendo alguns transtornos, como depressão e síndrome do pânico.


O ideal é saber equilibrar a vida pessoal com a vida profissional. Como às vezes temos períodos desgastantes na empresa, é preciso reservar momentos para o lazer. Por isso, aproveite para viajar, assistir a um show ou fazer um happy hour com os colegas.


5. Organize a sua agenda

Sabemos que muitas pessoas já não usam as agendas tradicionais, feitas de papel. No entanto, os celulares estão cada vez mais modernos e oferecem diversos aplicativos que facilitam a organização dos afazeres profissionais.


Evite fazer programações muito longas e anote suas tarefas diária ou semanalmente. Registre a prioridade de cada uma delas e o tempo aproximado que você levará para finalizá-las.


Dessa maneira, você poderá medir com precisão o seu rendimento e destacar os pontos em que precisa melhorar.


6. Fique atento aos feedbacks

Uma ótima forma de melhorar a qualidade do trabalho é ficar atento aos feedbacks que seus superiores e colegas de trabalho oferecem. É importante não levar os comentários para o lado pessoal e saber avaliar o seu comportamento de maneira crítica, para que os pontos fracos sejam corrigidos e a performance melhorada.


Se o seu chefe não tiver o hábito de repassar periodicamente os apontamentos a respeito do desempenho dos colaboradores, cobre isso dele e mostre o quanto esse comportamento é importante para uma equipe mais produtiva.


7. Pratique exercícios físicos

Exercícios físicos também colaboram com um bom desempenho no trabalho. O motivo é que, além de nos deixar mais ativos e saudáveis, a prática de esportes ou outras atividades ajuda a melhorar o humor. Além disso, evita que o profissional desenvolva transtornos como a síndrome de burnout ou depressão, comuns entre os profissionais da atualidade, infelizmente.


Portanto, escolha uma atividade que o agrade - por exemplo: natação, musculação, exercício funcional, ioga, entre outros - e inclua a prática em sua rotina. Dessa maneira você ficará mais motivado e aumentará a produtividade no trabalho.


Fonte: http://www.ibe.edu.br/
Saiba mais em: www.portalsinergyrh.com.br

Comentários

Seja o primeiro a comentar este post.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para deixar um comentário. Ir para Login

Copyright © 2018 Portal SinergyRH. Todos os direitos reservados.